top of page

Mal secreto

Lançado na FLIP em Paraty em 2023 pela editora Labrador, Mal Secreto é o diário de um artista que cerca como um caçador – com pincéis, penas, movimentos, teclas – aquela linha selvagem e escorregadia, movediça, quase invisível, entre o passado e o futuro.

É preciso ser teimoso e abusado para capturar o presente. Inspirado por amores, livros, peças de teatro e músicas, o autor propõe ao leitor viajar por seus textos, assim como o faz por suas fotos, seu cinema e suas telas.

 

Aos dezenove anos, Thiago Prado começou a pintar por entender que não sabia escrever. Assim deu início a sua trajetória nas artes visuais e no cinema. Quase vinte anos depois, ao decidir escrever um diário pela primeira vez, ele faz reflexões sobre o presente e revisita memórias que o levam a uma descoberta que muda para sempre o futuro e o passado.

capa-thiago-prado.jpeg

@retratodaleitora

"Sempre faltará alguma coisa a dizer. Algo a ser explicado. Aquela parte que não ouvimos direito, que a língua enrolou, que o som da rua ou do estômago abafou, que o ruído de fora ou da mente calou. Ou cuja conexão falhou. O certo é que não se fala para quem não quer ouvir."

"Mal Secreto", de @iamthiagoprado (@editoralabrador), é o livro perfeito para quem gosta de leituras que proporcionam a aproximação do leitor com o autor em seus relatos mais íntimos. É o diário de um jovem artista.

Thiago Prado é um escritor fenomenal e sua escrita, tão limpa, me trouxe muita reflexão e muitas indagações também sobre arte, amor e a coragem de ser quem se é nesse mundo tão preconceituoso e no caos do dia a dia.

(...)
Em um trecho do livro, o autor escreveu: "cansei de tentar me adaptar onde não caibo. O inconformismo é a minha sobrevivência e o meu caminho de viver."

O livro é sobre essa adaptação que nos é imposta. É o "seguir o padrão" e se conformar com isso. Thiago não se dobra diante dessa violência contra a criatividade, a arte, a vida. Ele se voltou contra isso e por isso mesmo é um artista tão apaixonado; a arte transborda nessas páginas... o leitor só precisa se permitir mergulhar.

(...)

@soleiolgbt

"Quando amamos, entramos em contato com os conflitos do outro e com os nossos conflitos [...]

Subestimo a força do amor, tento contê-lo para caber dentro de mim, dos meus limites, das minhas fraquezas, mas o amor é maior que eu. Ele se sobrepõe. Insiste e mostra que sou eu quem precisa aprender a conviver com ele. E, sob tensão, ser moldado por ele.

O amor é movimento para fora e para dentro. É talvez quando olhar mais fundo dentro da gente."
(PRADO, Thiago. Mal Secreto. São Paulo. Labrador. 2023)

"Mal Secreto" é escrito em forma de diário, mas é mais do que um simples diário; é uma jornada envolvente entre as notas da vida do autor. Thiago, um artista plástico (e maratonista, se permitirmos uma licença poética rsrs), nos leva por seus dias de forma íntima e poética.

Desde o início, somos surpreendidos pelo fato de que ele resolveu escrever um diário por achar que não sabia escrever. Mas a magia está na forma direta de escrever suas palavras, que se torna uma expressão autêntica.

Um livro inteligente, com referências musicais que permeiam as páginas, de Nara a Villa-Lobos, Thiago nos convida a explorar mais do que as letras das músicas; ele nos leva a refletir sobre as histórias de uma trajetória, álbuns cariocas e além.

A jornada é repleta de alguns altos e baixos, alegrias e tristezas, momentos de angústia e depressão. Mas o que me toca profundamente é a honestidade e a sensibilidade de sua escrita. Uma leitura que transcende fronteiras, conectando o leitor a experiências universais.

Ler este diário foi como saborear um bom vinho: devagar, apreciando cada palavra, refletindo sobre as memórias expostas e aquelas que ressurgiram em mim. Uma experiência que deixa marcas, inesquecível e profundamente apaixonante.

Uma leitura favoritada! Recomendo!

bottom of page